Proposta Pedagógica

O preceito básico desta escola é oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade, voltado para a formação do aluno, acreditando na total e harmoniosa relação de interação entre alunos, professores e funcionários, não só no que se refere a aquisição de conhecimentos como também, de formação física, atingindo assim os objetivos contidos na expressão “mente sã em corpo são”.

O Instituto Laura Vicuña acredita que a construção da cidadania está  diretamente relacionada à capacidade do indivíduo de entender o mundo em que vive e atuar dentro dele, posicionar-se criticamente diante do que acontece ao seu redor. Compreende cada aluno como indivíduo que possui história, sentimentos, emoções, desejos, comportamento, escalas de valores, projetos e hábitos próprios. Entende a Educação como um processo de formação em que o aluno constrói e amplia seu universo cultural e social.

O ILV será, também, um espaço aberto à comunidade escolar, para lazer, cultura, práticas esportivas, encontros, desafios, procurando contribuir no desenvolvimento do ser humano.

O Colégio através de sua ação pedagógica pretende que seus alunos sejam cidadãos autônomos, atuantes, solidários, criativos, confiantes e intelectualmente curiosos, que desenvolvam habilidades de leitura, escrita, das operações lógicas e, sobretudo a capacidade de pensar, de estabelecer relações entre os diversos conhecimentos com a vida cotidiana.

Toda ação pedagógica está comprometida com a construção de um mundo melhor dentro da perspectiva e uma educação para a paz realizando assim o seu papel social, político e cultural alicerçado em valores morais e éticos. Acima de tudo, é missão da nossa escola que, durante e após sua permanência nela, o aluno seja feliz.